MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: sexta-feira, 12-Jan-2018 19:52  

Tema: Todo JUSTO tem uma TÚNICA - PARTE 1

 

"Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas (Ex 29:8).”

A Túnica de Linho Fino e O Cinto Bordado – Ex 28.39 e, Os Calções de Linho – Ex 28.42-43

Mesmo que a túnica bordada está na lista depois do manto (Ex 28.4), estudaremos a túnica agora, na descrição desta parte das vestes sacerdotais a túnica segue a descrição da lâmina de ouro puro (Ex 28.36-39). Nessa passagem a túnica é descrita apenas como de linho fino e o cinto é feito “de obra bordada”. Todavia, em Ex 39.27, é dito que “de obra tecida” foram feitas essas túnicas. Obviamente a boa obra bordada era pelo processo de tecelagem. Os calções de linho são mencionados depois da túnica e do cinto (Ex 28.42, 43). Todavia, desde que o propósito deles era de cobrirem a carne nua dos lombos até as coxas, foram vestidos antes de tudo. Todavia, desde que os calções cobriram somente os lombos até as coxas, foi necessário ter a túnica e o cinto também.

A túnica, o cinto e os calções eram para o sacerdote e para os seus filhos. Quer dizer, o que é bom para o sacerdote é bom para os seus filhos.

A túnica, os calções e o cinto foram todos feitos de linho fino. O linho fino sendo branco tem o significado de justiça (Ap 7.14; 19.8, 14). Antes de qualquer coisa aquilo que Cristo é como o Grande Sumo Sacerdote, Ele é justiça. Essa justiça foi ganha e não imputada. A justiça que Jesus tem é fruto da Sua obra obediente e vicária na cruz. Cristo, o Justo, foi feito homem e levou sobre Si o pecado de muitos, e pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Ele recebeu toda a ira do eterno Deus e satisfez Deus completamente ao ponto que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Is 53.10-12; Rm 8.1-4; Fp 2.8-11). Pela Sua obediência em tudo que o Pai lhes deu a fazer, por ter pagado os pecados do Seu Povo, e por ter a vitória pela Sua ressurreição, Cristo foi feito à justiça de Deus. A Sua justiça foi obtida pela Sua obra. A nossa justiça é imputada por estarmos em Cristo. Portanto, os que nEle crêem são feitos a justiça de Deus em Jesus Cristo (Rm 3.21-26; I Co 1.30).

Essa justiça é básica para qualquer relacionamento de paz com Deus como são básicas essas peças nas vestimentas dos sacerdotes. Cristo poderia ser do céu (manto de azul), ter os Filhos de Deus perto do Seu coração (pedras de engaste no éfode), esconder consigo os mistérios da vontade de Deus (o Urim e Tumim), mas se faltasse justiça, não poderia ser o Mediador nem o Substituto que é necessário para representar e remir os Seus.

O Mediador que precisamos tem que ser como nós mas sem pecado para agradar o Santo. Este fato de um inocente morrer para o culpado é ensinado desde o jardim do Éden (Gn 3.21). É também enfatizado pela Lei de Moisés nas suas cerimônias de holocaustos tanto para adorar o Santo (Lv 24.2-7), quanto ser perdoado por Ele (Lv 4.20-35). Cristo é como nós, nascido de mulher e sob a lei (Gl 4.4) mas Cristo é sem pecado (I Pe 2.22). Cristo cumpriu toda a Lei em todos os pontos, na letra e no espírito, na ação e no coração (Jo 17.4; Lc 24.24; Gl 3.13; Fp 2.6-8). Cristo é como nós para nos representar, e obediente em tudo para nos remir. Sim, Cristo é justiça e nos imputa a nós essa justiça (II Co 5.21).

Ele não poderia ser o nosso Substituto se não fosse feito justiça pela Sua obediência em tudo. De outra forma seria como nós tendo seus próprios pecados para pagar. Sendo pecador como nós, toda e qualquer obra dEle seria contaminada pelo pecado. Se não fosse feito justiça. Mas, Cristo se fez semelhante aos homens, mas sem pecado (Fp 2.7; Mt 4.1-11; Hb 4.15). Ele é Substituto idôneo pois Ele é, para os remidos, e por Deus, feito justiça (I Co 1.30). Contudo, as Suas justiças são imputadas aos Seus quando estes se arrependem dos seus pecados e crêem pela fé nEle (II Co 5.21). Sim, Cristo é primeiramente justiça e nessa qualidade pode ser o nosso substituto.

Como observamos antes, a túnica de linho fino também era vestida pelos filhos do Sacerdote (Ex 28.40). Os salvos são feitos conforme a imagem do Salvador (Rm 8.29; Cl 3.10). Os filhos de Deus em Cristo são aceitos por Deus, ou seja, os com a justiça de Cristo imputada a eles podem entrar e sair diante de Deus com ousadia (Hb 10.19-23). Também, por serem justiça podem ministrar diante de Deus pelos outros como sacerdotes (Ap 1.5, 6; II Co 5.18-20). Verifique que a sua primeira veste é a justiça de Cristo e não as suas próprias justiças. Não existem obras de justiça oriundas do homem que satisfazem o Santo dos Santos como satisfaz a obra completa de Cristo no lugar do pecador. Se não tivermos a justiça de Cristo imputada a nós não temos como ver Deus (Jo 3.36; Hb 12.14). Se arrependa e creia pela fé em Cristo! Vigiai e orai para que não manche essa veste, pois é a parte mais básica para um bom testemunho. Aquilo que você é internamente é a sua primeira pregação aos de fora (I Tm 4.12-16; Mt 7.15-20; Tg 3.8-18) [por Pr Calvin Gardner].

 


A TÚNICA era usada pelo Sumo Sacerdote e pelos Sacerdotes.


Cont...


 
 
Produção: 11.01.2018
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 U 7 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br