MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: sábado, 18-Ago-2018 7:20  

Tema: O SÁBADO é o SINAL do DESCANSO - PARTE 4

 

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se (Ex 31:12-17).”

 

Jesus é SENHOR do SÁBADO - Jesus é o DESCANSO.

 


JESUS é JULGADO pelos Fariseus por trabalhar no SÁBADO.

 

Mateus 12:1-8

"NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."

RECORTE: "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."

Jesus e seus discípulos viajam agora para o norte, em direção à Galileia. É primavera, e o cereal está maduro nos campos. Visto que estão com fome, os discípulos colhem algumas espigas e comem. Mas é sábado, e os fariseus observam o que eles estão fazendo. Faz pouco tempo que alguns judeus em Jerusalém, que queriam matar Jesus, o acusaram de violar o sábado. Agora os fariseus fazem a seguinte acusação: “Veja! Seus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer no sábado.” — Mateus 12:2.

Sábado significa descanso (schabat) e uma ordenança divina para o bem estar do homem envolvendo sua saúde e também para impedir a ganância. Todo feriado e festa judaica era chamado de sábado, não importando o dia em que caísse. Então, havia semanas que tinham dois ou até três sábados e em semanas como a da festa dos tabernáculos e dos pães asmos, todos os dias da semana eram chamados de sábado.

Além disso, existiam meses e anos sabáticos estabelecidos pela lei judaica. Qualquer dia de descanso pode ser chamado de sábado. Para Deus mais importa que o homem O sirva, do que o dia que vai descansar, porque “o sábado existe por causa do homem e não o homem por causa do sábado”. Deus já havia avisado o fim do sábado há muito tempo dizendo: “Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades” (Ozéias 2.11). Esta profecia sobre o fim do sábado foi cumprida em Jesus, “o Senhor do sábado”, que não guardou o sábado da forma que os judeus queriam. Antes de saírem do Egito, o povo não guardava o sábado, assim como os patriarcas. Depois foi feita uma aliança entre Deus e Israel. O sábado foi como uma lembrança a Israel da libertação do Egito, quando o povo era escravo, mas depois se tornaram livres e poderia até descansar um dia na semana. Isso mostra que é exclusividade do povo judeu.

Se formos levar ao pé da letra, podemos interpretar que Deus também trabalhou no sétimo dia e depois descansou, pois “havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra da criação”. A questão da lei: A igreja cristã poderia manter o dia de descanso no sábado e servir a Jesus, porém se guardasse um só preceito da lei seria obrigada de todos os outros, e assim, estaria servindo a dois

O sábado no Novo Testamento – O sábado era um mandamento para os israelitas. No entanto, o Novo Testamento não diz que precisamos guardar o sábado. Jesus trabalhava no sábado, curando pessoas e pregando. Ele também não proibiu Seus discípulos de fazer algumas atividades no sábado. Na igreja primitiva, os apóstolos deixaram cada um seguir sua consciência sobre guardar ou não o sábado. Jesus explicou que o sábado foi criado como uma bênção, para nosso bem. O objetivo não era obedecer à regra a todo custo mas ter o direito a descansar e a desfrutar das bênçãos de Deus. Mesmo debaixo da Lei do Antigo Testamento, havia situações em que era aceitável não guardar o sábado.

Mais tarde, a igreja primitiva passou a se reunir ao domingo, que foi o dia quando Jesus ressuscitou. Entendendo a importância do descanso para a saúde física, mental e espiritual, os cristãos passaram a descansar no domingo. Para o cristão, ter um dia de descanso é um direito, não um dever. Jesus disse: “Está aqui quem é maior do que o Sábado” Jesus não pode Se contradizer (http://www.recantodoescritor.com.br/2017/05/01/artigo-o-sabado-para-o-judeu-jesus-e-os-discipulos-no-campo-de-trigo-a1851).

Cont...

 
 
Produção: 14.08.2018
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br