MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: sexta-feira, 16-Mar-2018 22:21  

Tema: Deus dedica o PEITO e a COXA do Carneiro para os Sacerdotes - PARTE 5

 

"E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Arão, e com movimento oferecerás perante o SENHOR; e isto será a tua porção. E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos. E será para Arão e para seus filhos por estatuto perpétuo dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e a oferta alçada será dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos; a sua oferta alçada será para o SENHOR (Ex 29: 26-28).”

Os SEGREDOS que emanam do PEITO do Cordeiro de Deus.

Jesus REVELA seus MISTÉRIOS aos ÍNTIMOS.

Voltando a falar sobre o apóstolo João, e fazendo uma comparação com Moisés, que era considerado AMIGO de Deus, o qual foi revelado grandes e preciosos mistérios, no seu tempo, temos, também na figura João, como AMIGO de Jesus, como o próprio Deus, revelações que só são descobertas a pessoas íntimas.

A exemplo, temos o livro de apocalipse como uma das grandes revelações para humanidade sobre o seu percurso, desde Gênesis até seus últimos dias. Foi ao apóstolo João que Jesus confiou esta revelação.

 


João estava atendo as PALAVRAS do MESTRE e, Jesus sabia para onde saia suas VIRTUDES.

 

Depois de várias prisões e de contínua perseverança, não importando-se com ameaças ou com açoites, eles foram se espalhando a fim de pregar em outras terras. Praticamente todos os Apóstolos seguiram por seu turno para uma geografia possível, e lá anunciaram a Palavra de Jesus.

João, no entanto, tinha consigo uma missão dupla: pregar a Palavra e cuidar de Maria, a mãe de Jesus. Afinal, morrendo na cruz, Jesus pedira a João que cuidasse de Maria, e disse a Maria que João agora era seu filho. Por isto, embora João tivesse mãe e Maria possuísse muitos filhos e filhas, ambos se levaram pela Vereda Estreita.

No inicio João ia e vinha, pois, nos primeiros anos, sua residência variava entre a Galileia e Jerusalém. Mas, depois, com o crescimento da Palavra, e ante o divisamento das necessidades do mundo, especialmente inventariadas por Paulo, agora já convertido, e, além disso, tornando-se o mais expressivo porta-voz da Palavra fora das terras bíblicas, vários entre os discípulos puseram-se a pregar em outras localidades do império Romano.

Assim, no curso de anos, João vai mudando sua residência, sempre com Maria, até vir a estabelecer-se na cidade de Éfeso, grande e importante cidade da Ásia Menor, e uma das mais importantes do Império Romano.

Certamente Jesus não confiar a missão de cuidar de sua mãe a qualquer um, mesmo que tivesse relação SANGUÍNEA.

Paulo havia iniciado o processo de semeadura do Evangelho em toda Ásia Menor, e também em Éfeso. João, portanto, vai residir num ambiente cristão fortemente impregnado do ensino do Evangelho conforme a dilatada consciência e compreensão de Paulo.

Foi durante aquele período, aí depois dos anos 50 ou 60 depois de Cristo, que João, provavelmente residindo em Éfeso, escreveu as três epístolas conhecidas como Universais. Foi também em Éfeso que a sabedoria do Evangelho se destilou em João, ao ponto de levá-lo não apenas a escrever o Evangelho da Mensagem de Jesus, como também a afirmar na mais profunda e perfeita simplificação que Deus é amor.

O grupo de discípulos de Jesus em Éfeso era formado de gente experiente nas tribulações e nas dificuldades, desde dos dias de Paulo. Cresceram alicerçados no ensino límpido que procedia de Paulo. E, depois que Paulo já não mais podia visitá-los ou enviar pessoas que lhes ajudassem na manutenção da consciência da fé, foi de João que aquele grupo recebeu o pastoreio.

Com o advento de Nero e com a morte de Paulo e de Pedro, como também de milhares de discípulos de Jesus em Roma e em outros lugares do império, a mensagem de Jesus foi ganhando, aos ouvidos das autoridades romanas, contornos de natureza política; e isto apenas porque os cristãos diziam que Jesus era o Senhor, termo usado no império apenas para César, o Imperador. Além disso, como os discípulos de Jesus também pareciam não temer a morte, tal ato era cada vez mais interpretado como provocação e insubmissão incurável, fazendo com que eles fossem vistos no Império como Homens Bombas de Amor.

Ao aproximar-se o final do 1º Século João era o único Apostolo de Jesus ainda vivo. E ele estava vivo em um tempo de caos no Império e grande confusão entre os discípulos (https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao).

Foi nesse contexto que ele, exilado, veio a receber a revelação do Apocalipse.

O Evangelho de João é considerado o mais PROFUNDO, fala de Jesus como Filho de Deus, do significado do AMOR e, dentre os quatro evangelho, considerados sinóticos, é o único que revela milagres não relatados nos outros, numa clara demonstração que ele esteve mais presente na caminhado do MESTRE na suas jornadas.

O evangelho de João esta simbolizado por uma águia que voa nas alturas, seus temas dão respostas ao mundo filosófico do helenismo: Ele fala de luz e das trevas, do amor e do ódio, de verdade e da mentira, da vida eterna, da glória, do testemunho etc. Ao contrário dos sinóticos que anunciam a chegada do Reino de Deus.

João falando ao mundo dos gentios ignora toda a discussão do judaísmo e das leis mosaicos: como o uso do dinheiro, o divórcio, o adultério, o perdão aos inimigos etc.

Os sinóticos apresentam um Jesus como sendo o Filho do Homem, o maior de todos os Profetas, Salvador, Messias esperado e anunciado no Antigo Testamento..

João mostra um Jesus que vem da parte de Deus para revela a plenitude divina, e que ele sendo filho de Deus tem condições de realizar esta missão.
O objetivo do evangelista João não foi tratar Jesus como um grande milagreiro, mas acima de tudo como o Senhor e Salvador, o Messias esperado.

Os sinóticos por sua vez querem mostrar um Jesus poderoso em obras. Através dele o reino de Deus já estava presente no meio dos homens.

João 1:1-5

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."

João tinha um discurso mais PROFUNDO do CONHECIMENTO de Deus.

Cont...

 
 
Produção: 15.03.2018
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br