MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: quinta-feira, 14-Jun-2018 21:06  

Tema: OFERTA ALÇADA para EXPIAÇÃO da Alma - Construção da TENDA - PARTE 1

 

"Falou mais o SENHOR a Moisés dizendo: Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares. Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao SENHOR. Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao SENHOR. O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao SENHOR, para fazer expiação por vossas almas. E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas (Ex 30:11-16).”


O PESO para cada ofertante era segundo o PESO padrão do Tabernáculo: SEIS GRAMAS

O MATERIAL era a PRATA, usada em maior parte nas BASES dos POSTES e TÁBUAS.

 

 

Mesma passagem na versão Nova Versão Internacional:

"Disse então o Senhor a Moisés: Quando você fizer o recenseamento dos israelitas, cada um deles terá que pagar ao Senhor um preço pelo resgate por sua vida quando for contado. Dessa forma nenhuma praga virá sobre eles quando você os contar. Cada recenseado contribuirá com seis gramas (metade de um siclo), com base no peso padrão do santuário, que tem doze gramas. Os seis gramas são uma oferta ao Senhor. Todos os alistados, da idade de vinte anos para cima, darão ao Senhor essa oferta. Os ricos não contribuirão com mais, nem os pobres darão menos que seis gramas, quando apresentarem a oferta ao Senhor como propiciação por sua vida. Receba dos israelitas o preço da propiciação e use-o para o serviço da Tenda do Encontro. Será um memorial perante o ­Senhor em favor dos israelitas, para fazerem propiciação por suas vidas (Ex 30:11-16)."

Esse OFERTA ALÇADA simboliza uma mensagem de como o JUSTO passa a fazer parte do CORPO de Cristo.

Deixar o mundo, mostra deixar abandonar o vínculo com as vaidades deste mundo. A prata era um material que um valor simbólico, assim como temos hoje, um valor de fetiche, como afirma Carl Marx.

O conceito de “fetichismo da mercadoria” foi cunhado por Karl Marx (1818-1883) na obra-prima intitulada O Capital (1867), significando o caráter que as mercadorias possuem, dentro do sistema capitalista, de ocultar as relações sociais de exploração do trabalho, sedimentando-se, por conseguinte, em toda a sociedade. Sob o ponto de vista da teoria do valor de Marx, encontra-se no cerne dessas relações sociais a obtenção do lucro por parte de quem detém os meios de produção. Isso se faz devido à característica peculiar que as mercadorias possuem: além do valor de uso, como há em qualquer produto, há o valor de troca (Fábio César da Silva - o conceito de fetiche).

VEJA que Deus estava fazendo uma correção do valor do homem com o valor segundo o siclo do santuário.

O homem tem um PREÇO espeitirual ou material?

Qual o LIMITE da fidelidade do JUSTO para com Deus?

Como está escrito:

"PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus (Romanos 8:1-8)."

A CONSTRUÇÃO do Tabernáculo é feito com MATERIAL, mas seu habitante é um ser ESPIRITUAL.

O JUSTO passa do mundo para o Reino dos Céus, passa a fazer parte do CORPO de Cristo, ESPIRITUAL.

Cont...

 
 
Produção: 11.06.2018
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br