MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: sábado, 15-Set-2018 16:48  

Tema: A IMAGINAÇÃO Humana cria deuses - PARTE 1

 

"Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito (Ex 32:3-4).”

O que leva o homem a criar deuses?

Pesquisadores tem a ideia de que o homem cria deuses por causa do MEDO.

MEDO da natureza, incluindo os animais selvagens, os terremotos, vulcões, tempestades. Medo do OUTRO, dos inimigos, dos opressores, dos perseguidores. Medo dos nossos próprios pensamentos e conflitos internos.

MEDO, principalmente da MORTE.

Deus tinha tirado Israel do Egito, um império que se sustentava por meios de seus deuses. O Egito tinha pelo menos onze (11) deuses que influenciavam a rotina diária deste povo, regulando as chuvas, o rio, as guerras, as trevas, o sol, os mortos, os vivos, da proteção, da fertilidade. Muitos desses deuses tinham aparência de animais, como falcão, cachorro, touro, leão, chacal. O principal deus entre os deus egípcios, é responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Os antigos egípcios acreditavam que o faraó era a encarnação de Rá.

Provavelmente a MENTE dos israelitas produziram um deus a semelhança dos deuses que estavam familiarizados.

Por um momento, por um tempo de AUSÊNCIA VISÍVEL de um porta VOZ, Moisés, do Deus e Senhor que os haviam tirado do Egito com poder e maravilhas, eles se sentiram ABANDONADOS.

 


Deus mostrou no Egito quem é o Senhor e, quem controla todas as coisas.

 

Mas, como está escrito, Deus, é um Deus CONOSCO:

Salmos 46:1-11

"DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá)."

RECORTE: " O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio."

Nas Escrituras Sagradas, no Antigo Testamento, Deus sempre dava sinais de sua EXISTÊNCIA. Era um Deus CONOSCO. Ele já falava com Adão e Eva no Jardim do Éden. Também falava com Noé, Abrãao, Isaque e Moisés.

Na plenitude dos tempos veio em PESSOA, em forma humana, para falar com a humanidade, Jesus Cristo.

Mateus 1:21-23

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco."

Cont...

 
 
Produção: 11.09.2018
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br