MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: quinta-feira, 15-Fev-2024 19:48  

Tema: Oferta sem fermento, amassada com azeite - PARTE 8

 

“E, se a tua oferta for oferta de alimentos cozida na caçoula, será da flor de farinha sem fermento, amassada com azeite. Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; oferta é de alimentos (Lev 2:5-6).”

Flor de Farinha.

Qual a diferença da expressão “Flor de Farinha” para simplesmente “Farinha”.

No Velho Testamento, essa classificação não diferia muito da que temos hoje, conhecida como farinha de trigo fina. Nos tempos antigos, o trigo não era processado em moinhos, mas socado em um pilão, o que resultava em uma mistura com muito farelo. A flor de farinha era a denominação dada ao trigo passado em peneira muito fina, resultando numa farinha semelhante a que usamos hoje. É a farinha mais refinada e branca que existe. É um trigo bem moído. É a flor da farinha ou trigo candeal (espécie da melhor entre os trigos de farinha branca) que corresponde ao latim simola (sêmola) (https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/flor%20de%20farinha/13832/).

O texto, em síntese, coloca a “Flor de Farinha” como uma farinha de trigo sendo diferenciada por ser bem MOÍDO.

Esse diferencial nos faz lembrar de JESUS, o PÃO do céu que foi MOÍDO e PISADO pelas nossas transgressões.

Como está escrito em Isaías 53:1-12

“QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

RECORTE: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

A “Flor de Farinha” era peneirada várias vezes para retirar as IMPUREZAS, mas JESUS nasceu PURO e permaneceu SANTO, resistindo as iniquidades e tentações. Preferiu ser oprimido a ser contaminado pelo pecado.

JESUS é o modelo que deve servir de espelho para o JUSTO se colocar como oferta para Deus.

Deus enviou Cristo ao mundo como possibilidade do homem se apresentar SANTO, IMACULADO.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós (I Pe 1:18-20).”

Cont...

 
Produção: 28.10.2022
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br