MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: segunda-feira, 01-Jun-2020 15:30  

Tema: Os DONS vem de Deus - PARTE 10

 

"Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada (Ex 35:30-33).”

Moisés foi CHAMADO por causa de suas HABILIDADES.

O que ninguém pode negar é que não faltavam a Moisés qualificações para escrever o Pentateuco. Possuía uma educação de que poucos de sua época dispunham (At 7.22) e, em meio à "sabedoria dos egípcios", dificilmente estaria de fora, ou seja, deixaria de se dedicar à arte de escrever. Moisés tinha à sua disposição a tradição herdada de seus antepassados, possuía um conhecimento geográfico e climático típico de alguém que viveu no contexto dos eventos narrados.

Neste contexto, Deus pega as HABILIDADES NATURAIS de Moisés e as potencializa, levando-o a conhecer os MISTÉRIOS por REVELAÇÕES SOBRENATURAIS.

Da mesma forma como Deus pegou o apóstolo João e literalmente o transportou para o FUTURO para ver as coisas que em breve iriam acontecer, levando-a a escrever o livro de APOCALIPSE, Deus, também, pegou Moisés e o transportou para o PASSADO para ele ver como aconteceu a origem do mundo, do homem e do pecado. E, Moisés, com a HABILDADE da escrita, sob a direção do Espírito de Deus, escreveu o PENTATEUCO: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

 


Moisés poderia fazer história como Faraó, mas, preferiu escrever a história de Deus.

 

O próprio Senhor Jesus Cristo reivindica a autoria de Moisés, aos livros das Escrituras Sagradas mais antigos. Na passagem seguinte, Jesus fala que Moisés escreveu o livro de Êxodo, fazendo referência ao seu encontro com Deus, no pé do Monte Sinai, no meio da Sarça. E, na sequência, os ESCRIBAS, confirmam a autoria de Moisés, sem negar, quando perguntam a Jesus: " Qual é o primeiro de todos os mandamentos?".

Marcos 12:24-29

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito. Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor."

A seguir, vamos ver o próprio Deus pedindo a Moisés para escrever o LIVRO de MEMÓRIA.

"DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não? Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração (Êxodo 17:1-16)."

RECORTE: "Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus."

Deus está na ETERNIDADE, não existe SEPARAÇÃO entre passado, presente e futuro.

SIMPLESMENTE Deus pegou Moisés e o TRANSPORTOU para o PASSADO, para ver como foram construídos e formados todas as coisas, para ele ver o que deveria escrever.

Devemos estar atento e procurar fazer o MELHOR naquilo que executamos, seja para o nosso patrão deste mundo, ou, na comunidade que participamos, como CORPO de Cristo, porque Deus pode nos ESCOLHER para revelar seus MISTÉRIOS e para uma obra ESPECÍFICA.

O ÚNICO pré-requisito para ser CHAMADO é ter passado pelo NOVO NASCIMENTO.

Mateus 13:10-17

"E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram."

Cont...

 
 
Produção: 30.05.2020
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 G 30 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br