MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: segunda-feira, 23-Out-2017 9:44  

Tema: Inscrição na LÂMINA: SANTIDADE AO SENHOR - PARTE 1

 

"Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR (Ex 28:36-38).”

A LÂMINA de Ouro tinha uma inscrição: SANTIDADE ao SENHOR.

A LÂMINA ficava atada a MITRA formando uma peça que só tinha sentido na testa do Sumo Sacerdote.

 



O OURO da LÂMINA era um metal que figurava SANTIDADE.

 

A LÂMINA era confeccionada de OURO onde nas Escrituras Sagradas é usado quando Deus quer separar um objeto SANTO. No Tabernáculo inúmeras peças eram feitas de OURO, conceito bastante explorado em temas anteriores, quando existe o alerta para uso exclusivo para quem tem CONTATO direto com Deus.

Para reforçar o SIGNIFICADO do CONCEITO da LÂMINA, vinculado a quem faz uso, Deus mandou gravar a inscrição: SANTIDADE ao SENHOR.

A Mitra de Linho Fino – Ex 28.38, A Lâmina de Ouro Puro – Ex 28.36-38 e As Tiaras – Ex 28.40

As nove vezes que a palavra “mitra” é usada na Bíblia:

Êx 28.4, “Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal”.
Êx 28.37, “E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará”.
Êx 28.39, “Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador”.
Êx 29.6, “E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra”.
Êx 39.28, “E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido”,
Êx 39.31, “E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
Lv 8.9, “E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
Lv 16.4, “Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá”.
Zc 3.5, “E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé”.

Aprendemos pela examinação destas referências:

A mitra era para ser posta sobre a cabeça (Ex 29.6; Lv 8.9; 16.4; Zc 3.5), para cobrir (Lv 16.4). Em I Co 11.3-10, o cobrir denota submissão. Cristo era submisso ao Pai e como Filho completamente submisso em amor fez a obra redentora que salva os pecadores (Sl 40.7, “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito”; Jo 17.4, “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”; Lc 22.42, “todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”; Fp 2.7-8, “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”).

Se vamos servir Deus em qualquer capacidade, e especialmente no oficio de sacerdote, orando e ministrando a Palavra de Deus aos outros, temos que ser submissos.

A nossa submissão não deve ser regida subjetivamente pelos sentimentos ou emoções. Serviço movido pelas emoções é variável e inconsistente e, portanto, inaceitável. Todavia, submissão objetiva é aceitável por ser movida pelo entendimento (Mc 12.30, “de todo o entendimento”) e alicerçada na doutrina (Jo 4.24, “Jo 4.24, “Deus é Espírito, e importa que os que o adorem o adorem em espírito e em verdade”). A sua cabeça na adoração evidencia a submissão?

Cont...

 
 
Produção: 21.10.2017
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 U 7 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br